segunda-feira, 30 de maio de 2011

CREME OU ÓLEO...QUEM HIDRATA MAIS??


X

É...esta é uma dúvida comum..ainda mais agora no inverno!!

O frio está chegando pra ficar e com ele, banhos quentes e demorados, pele mais ressecada, áspera e de aspecto mais rachado, mais propensa a alergias e estrias.

Pela praticidade muitas mulheres preferem passar óleo, uma vez que o mesmo até pode ser passado durante o banho e no inverno os cremes ficam mais gelados rsrs.

Li muitas vezes para utilizarmos o óleo a fim de hidratar mais a pele e sempre vi (principalmente em gestantes por causa das estrias) este tipo de erro.
Por isso resolvi nesta época propícia liberar esta "pérola" para que possamos conversar sobre as diferenças kkk.

Aprendi estudando e através de especialistas da indústria de cosméticos uma explicação muito fácil:

óleo não hidrata a pele, apenas o creme, o óleo apenas ajuda a manter a hidratação!!

É simples:A água é uma molécula muito pequena e o óleo uma molécula grande, sabemos que a pele possui poros beeem pequenininhos..., portanto o óleo não tem capacidade de penetrar na pele e assim, não hidrata a fundo, criando apenas uma película sobre a pele que não permite que a água saia e assim, se mantenha hidratada.

Mas assim como precisamos beber água todo dia, nossa pele também precisa dela, através de cremes hidratantes que possuem diversos ativos hidratantes em sua formulação (como colágeno, semente de uva, cupuaçu, aveia, uréia, ácido lático etc..) que penetram na pele deixando-a mais saudável e nutrida.
Portanto, muitas vezes não estamos repondo a água da nossa pele e por isso ela vai rachando, causando as famosas estrias por falta de elasticidade.

Inverno ou verão..usem hidratantes!! óleo uma vez por semana é suficiente juntamente com uma esfoliação a cada 15 dias para retirar as células mortas e favorecer mais a penetração dos cosméticos.

Sabemos que água e óleo não se misturam não é mesmo?
Por isso quem possui mais gordura na camada hidro lipídica da pele retém mais a água e por isso tem como característica a pele mais oleosa e em consequência menos tendência ao envelhecimento precoce.

Já quem tem a pele seca, é porque possui menos gordura nesta camada e por isso retém menos a água ficando mais facilmente desidratada, consequentemente seca e mais propensa ao envelhecimento.

Bem...espero ter contribuído um pouco sobre esta questão e a tempo de passarmos este inverno fazendo a coisa certa rsrs!Não por acaso, Mary Kay é um produto que conheço, todos os produtos são oil- free e principalmente acessível...entre outros..!! kkk
Todo o corpo agradece!




2 comentários:

  1. Uauuu irmã!!!!Vc é mto chic!!!A inteligência eu nem comento pq é genética e aí vai "parecer" que não sou humilde!!!Bjus no seu coração(isso é brega mas acho uma graça)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li estudos sobre isso, e sinceramente nao sei como os especialistas se baseiam nisso pra tal conclusão. Certa vez, vi em um blog um link que direcionava para o site da Johnson & Johnson, que dizia o seguinte: o óleo aplicado na pele úmida hidratava 10x do que uma loçao na pele seca. Seria algo para enganar? Quem sabe, mas a marca vende os 2 produtos. Portanto, a empresa pode realizar estudos e dizer isso com mais firmeza que dermatologistas. O oleo poderia ocluir a pele já umida e ser mais eficiente, há logica nisso.

    Mas tanto a loçao, quanto o óleo devem ser aplicados logo apos o banho com a pele ainda úmida. A barreira da pele se desestabiliza e fica mais facil a penetração (Isso sim, já li estudos sobre o assunto). Mesmo assim a penetração e muito baixa, cosméticos nao vao profundamente.

    E sobre a agua ser uma molecula pequena e a do óleo ser grande nao tem tanta influência. A nossa pele possui uma barreira chamada de estrato córneo, que é lipossoluvel, ou seja, substancias gordurosas conseguem ser absorvidas com mais facilidade. Isso é valido ate mesmo para certos farmacos. lógico que entra em consideraçao outros fatores como pH, coeficiente de partição, etc, que nao vem ao caso explicar aqui. Mas considero que o óleo deixa a pele muito mais aveludada e sim, consegue ser absorvido com mais tempo e mais massagem. O creme simplismente "evapora", e nao é absorvido como muitos acreditam, pois seu principal componente em maior concentração é a agua, e ela nao atravessaa e nem sai com tanta facilidade pela pele (isso é logico para nao perdemos agua para o meio). Um momento de desestabilizaçao do estrato é o enrugamento dos dedos. Um bom exemplo. Espero ter ajudado um pouco para maior conhecimento. Abraços.

    ResponderExcluir