terça-feira, 1 de novembro de 2011

PLATAFORMA VIBRATÓRIA E EXERCÍCIOS DE IMPACTO!

Plataforma vibratória: ela transmite vibrações mecânicas a todo o corpo trazendo inúmeros benefícios, tais como massagem e relaxamento, fortalecimento da musculatura - quando associado a uma determinada postura ou contração muscular, drenagem linfática (que já falamos sobre ela, seus benefícios e contra indicações facial ou corporal ) entre muitas outras coisas.

Sempre ensino as minhas pacientes sobre o uso de massageadores (que vibram), sobre quando ou como utiliza-los da forma correta e torná-lo um instrumento que some ao seu trabalho muitas vezes diário de combater o envelhecimento facial; mas tenho observado que com o crescente interesse por tais instrumentos “facilitadores” e a busca pela atividade física em prol da saúde, fica a desejar as orientações básicas (assim como as contra indicações pouco lembradas) sobre uma parte importante: A FACE!! Nosso tão famoso cartão de visitas!

Como profissional da voz, também vale lembrar que as vibrações se dissipam por todo o corpo atingindo também cabeça e pescoço e porque não mencionar a importância de se manter calado durante os exercícios sobre a plataforma ou de impacto, de forma a não sobrecarregar a laringe e as pregas vocais exercendo sobre estas estruturas um esforço maior para uma comunicação eficiente(além , claro, dos sons competitivos das academias e vários outros ambientes).

Portanto a vibração por si só, relaxa e a instabilidade do movimento e a massagem exercida sobre as fibras musculares provocadas pela vibração, exige maior esforço durante os movimentos dirigidos, que provocam uma contração muscular e por sua vez potencializa o seu tônus.

Simplificando: estas vibrações assim como qualquer exercício de impacto, caminhada, corrida, jumps, vôlei, pêndulos, saltos, etc.. na musculatura da face se não orientadas, pode acarretar, juntamente com o natural efeito da gravidade, um aceleramento da flacidez muscular que lhe dará um ar de envelhecimento e cansaço indesejável!

Fica a dica: Assim como a postura e musculatura do corpo recebem a orientação de um profissional para que haja um aproveitamento completo do aparelho e dos exercícios solicitados, também o rosto não deve ser negligenciado!

Fique atento!





Nenhum comentário:

Postar um comentário